O constante aumento populacional nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos e esse crescimento não é acompanhado pela coleta adequada dos itens que  degradam o meio ambiente e a saúde humana com a contaminação do solo, da água e áreas de preservação. De acordo com pesquisa, realizada pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, 85% dos brasileiros não tem acesso à coleta Seletiva, o que desrespeita a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), onde os setores públicos e privados devem procurar organizar a forma com que o país lida com o lixo e serem transparentes no gerenciamento de seus resíduos.

Uma excelente opção para melhorar a qualidade da coleta de lixo domiciliar e das empresas nas cidades brasileiras, e cumprir parte da lei de Resíduos Sólidos são os Triciclos Katuny para Coleta Seletiva. Com veículos menores, com baixo custo de manutenção e adequados para a coleta de lixo é possível realizar projetos na área de coleta Seletiva em todos os lugares, principalmente onde o caminhão não consegue realizar a coleta adequada.

O modelo para a Coleta Seletiva Katuny é eficiente, seguro, econômico e de fácil dirigibilidade, além de ser ideal para ruas consideradas de difícil acesso. Sua carroceria é feita em chapa com estrutura de metalon e tela reforçada, para facilitar a limpeza e descargas do material recolhido. A empresa ou prefeitura pode optar por sistema de bascula.

O Triciclo Katuny possui capacidade de carga para 2m³ ou 300 kg de carga com autonomia média de 30km/ litro de combustível. São veículos homologados pelo Denatran e certificados pelo Inmetro e IBAMA. Ele possui chassi mais baixo e reforçado em estrutura tubular, suspensão independente, rodas traseiras aro 13 com freio hidráulico e de estacionamento, suspensão dianteira estendida e reforçada, amortecedores originais da moto e de direção para evitar vibração do guidom, correntes individuais nas rodas traseiras para distribuição da carga, aumentando a vida da relação, além de outras características.

Diversas prefeituras, condomínios e empresas de reciclagem já adotaram este veiculo como alternativa para a coleta seletiva com o objetivo de otimizar o recolhimento de lixo no município e garantir mais qualidade de vida a população e se adequarem a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.